Publicidade

segunda-feira, 11 de janeiro de 2010

O fim de Véu de Noiva e o futuro do SBT

Posted by WEB TV | segunda-feira, janeiro 11, 2010


Ainda há um impasse quanto ao final da década. Mas, para o SBT, não importa se ela chega ao fim em 2009 ou 2010: neste ano que começa, também se inicia uma nova fase para a emissora, especialmente para a sua teledramaturgia.

Na semana passada, chegou ao fim sua última produção do segmento, “Vende-se um Véu de Noiva”. As razões para seu fracasso são muitas e facilmente identificáveis, como a ausência de rostos conhecidos e a falta de charme da história. Erros que não são inéditos, mas que pesam ainda mais nessa fase de queda de audiência na televisão brasileira.

Há dez anos, o SBT colhia os frutos do sucesso das produções mexicanas que exibia. Naquela época, os nomes por trás de uma novela eram apenas um detalhe de bastidor e, para o público, o que importava era o seu conteúdo. Era exatamente o que as tramas da Televisa e as adaptações feitas pela emissora de Silvio Santos proporcionavam.

De lá pra cá, a internet, o DVD e a TV por assinatura ganharam popularidade e a programação das emissoras sofreu grandes transformações. O SBT foi exceção até o começo de 2008, quando rompeu o acordo com a Televisa e decidiu produzir sozinho suas novelas. O desempenho de “Revelação” e “Véu de Noiva”, no entanto, mostra que não houve nenhuma evolução.

Em meados de 2004, a Record estava na mesma situação. Buscando a vice-liderança no Ibope, e já antecipando uma possível briga pela liderança com a Globo, a emissora de Edir Macedo fez investimentos em todos os setores, mas seu núcleo de dramaturgia recebeu atenção especial. Contratações importantes foram feitas, uma sinopse de importância internacional foi comprada e um bom orçamento foi destinado à produção de “A Escrava Isaura”, primeira novela da “ressurreição” da emissora. E, mesmo sob o comando de um autor iniciante, Tiago Santiago, foi um sucesso.

Agora, o SBT parece ter aprendido a lição com a concorrente. O mesmo Tiago Santiago, que também é responsável por outros dois dos maiores sucessos da Record, “Prova de Amor” e “Caminhos do Coração”, comanda “Uma Rosa Com Amor”, novela com previsão de estreia para fevereiro. Nomes como Betty Faria e Jussara Freire deixam no passado o elenco anônimo com que a emissora tem se acostumado nos últimos anos.

Ainda é cedo para fazer previsões sobre a nova fase da dramaturgia do SBT. Já vimos outros “retornos” anunciados pela emissora, todos seguidos de desapontamento. Foi assim com “Cristal”, “Maria Esperança”, “Amigas & Rivais”, “Revelação”. Todas cercadas de expectativa, mas com desempenhos decepcionantes. No entanto, ao menos dessa vez, o SBT parece lutar com as armas certas.

0 Comments:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Recent in Sports

Publicidade

Technology

Ads

  • RSS
  • Delicious
  • Digg
  • Facebook
  • Twitter
  • Linkedin
  • Youtube