Publicidade

quarta-feira, 9 de março de 2011

O corpo de um ator precisa estar sempre preparado para oferecer diversas possibilidades em cena. Afinal, cada personagem exige diferentes coisas de seu intérprete. Por isso, Juliana Terra, a Rita de "Insensato Coração", está constantemente em busca de novas linguagens. "Quanto mais repertório eu tiver, mais a minha inteligência vai ser evoluída", avalia. A preocupação em manter uma preparação adequada é tanta que agora a atriz está envolvida com aulas de kung fu. Tudo por causa do espetáculo "A Viagem do Príncipe Hran", parte do projeto "Contando Épicos", com apresentação marcada para o dia 9 de abril, no Espaço Nirvana, no Jardim Botânico, no Rio de Janeiro. Como muitas cenas são de guerra, era preciso que a atriz extravasasse uma energia mais masculina. "Naturalmente, tenho uma tendência mais feminina, que a gente precisava aterrar", explica ela, que tem aula com Luiz Igreja, também diretor da peça.

Geralmente, os treinos começam com uma prática de ioga, focando, principalmente, na respiração e em uma sequência de movimentos conhecida como saudação ao sol. Depois, se inicia o Kung Fu de fato. E, para finalizar e acalmar os ânimos, o tikun é introduzido. "O tikun é o primo mais velho do tai chi. É para você entrar em contato com sua força vital, é muito 'para dentro'", ressalta. Como o kung fu é uma arte marcial, volta e meia Juliana terminava o treino acelerada. "Teve um ensaio que o diretor falou: 'A história foi ótima, mas em alguns momentos eu fiquei com medo'", recorda, aos risos. Não é para menos. Com o kung fu, Juliana descobriu uma energia nova em si mesma. "Está me despertando essa força mais masculina. Segundo a cultura oriental, o homem e a mulher têm um lado masculino e outro feminino dentro de si", frisa.

Em relação ao corpo, Juliana também sentiu mudanças. Depois de treinar por um mês e meio, três vezes na semana, a atriz percebeu um ganho de tônus muscular e tranquilidade. "É essa sensação que eu tenho. É um estado de atenção, que não é de tensão", analisa. Apesar de realizar movimentos suaves durante o treino, a precisão exigida em cada um deles requer um grande esforço físico. "Você sente que está trabalhando uma musculatura profunda, totalmente diferente de quando se malha. Não vem de fora para dentro e sim de dentro para fora", garante. O kung fu também está funcionando como mais uma ferramenta para enriquecer o trabalho de atriz de Juliana. Ela afirma ter conquistado, principalmente, a sensação de viver o presente, o que ajuda a ter ainda mais noção do próprio corpo. "Se você não está aqui, no momento presente, começa a sentir a perna queimar. Se você está, existe uma coisa que te alimenta", tenta definir.

Na pele da Rita de "Insensato Coração", Juliana também faz descobertas. Como é expansiva e fala com as mãos, tem de ser mais contida em cena. Afinal, a personagem é introvertida. "Mas não é uma tímida que não age. A Rita é mais observadora e saca o que está acontecendo", define. Justamente por ser ligada em tudo é que, na trama, Rita, uma das funcionárias na mesma empresa que Pedro, de Eriberto Leão, é chamada para depor depois do acidente de avião que envolveu o protagonista. "Minha personagem é muito ética", conta Juliana.

Por Luana Borges - UOL

0 Comments:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Recent in Sports

Publicidade

Technology

Ads

  • RSS
  • Delicious
  • Digg
  • Facebook
  • Twitter
  • Linkedin
  • Youtube