Exibindo programas com formatos direcionados para as classes D e E. A Band tem nessa faixa horária programas que mesclam esporte, policial, debates e um “ex- telebarraco” (acompanhe que mais na frente eu explico), por acreditar que esse tipo de grade fisga a atenção de seus telespectadores.
Sua programação começa com o Jogo Aberto comandado pela Renata Fan. Responsável por elevar a audiência da emissora, a atração conta com noticias de todos os eventos esportivos dos quais a emissora possui os direitos, seguido de um debate exclusivo para a Praça de SP. É o melhor programa do gênero no horário por ser mais descontraído e não ter aquela cara de jornal que o Globo Esporte (Rede) possui, entretanto peca por não fazer uma divisão de rede descente para as suas afiliadas.
Em Seguida entra José Luiz Datena com o SP Acontece que continua falando de esporte num papo descontraído com os comentaristas do programa anterior, reexibindo matérias e trechos de entrevistas do Jogo Aberto. Ele passa em média uma hora falando sobre esse tema utilizando de brincadeiras que nem sempre são bem interpretadas pela imprensa como estratégia para concorrer com o Record Noticias e o Jornal Hoje. Após o esporte entra a pauta policial e o encanto acaba, pois o Datena descontraído e substituído pelo o que já estamos cansados de ver no Brasil Urgente ficando no ar quase que sem comerciais até as 15h.
As 15h Silvia Popovic apresenta o seu Boa Tarde com debates bem semelhantes ao que fazia no Dia Dia pela manhã. O programa conta com uma mini platéia e sempre vem com temas factuais, mas a pouca duração e os merchans atrapalham um pouco a sua condução, sendo que muitas vezes a atração é encerrada com a citação “O nosso tempo acabou” passando para o telespectador a idéia de um programa incompleto.
Márcia Goldshimdit assume o comando das tardes da Band com um ex-telebarraco que leva o seu nome em que ela parece mais “analista” das mulheres do que barraqueira como já foi em tempos anteriores. Hoje vemos uma apresentadora bem mais tranqüila que comanda o programa sentada e que evita até aumentar o seu tom voz. O programa está totalmente transformado, mas ainda não conseguiu se desvencilhar da sua antiga imagem e esse ainda continua sendo o principal desafio da sua equipe.
O grande problema dessa faixa é a falta de novos formatos, afinal a maioria do que é apresentado pela Band também pode ser facilmente encontrado na concorrência. A emissora do Morumbi até tenta buscar o diferente com a alteração do formato do programa Márcia e os debates no Jogo Aberto e Boa Tarde, mas quando se tem um teto de audiência baixo fica difícil se obter bons resultados em curto prazo e isso acaba tirando a paciência de seus diretores que por não agüentar esperar fazem mudanças cada vez mais constantes na grade, desrespeitando o habito de uma minoria de telespectadores responsáveis pelo Ibope da emissora.
** Texto escrito por Frederico Sólon, um telespectador atento que registra tudo o que pensa sobre o fantástico mundo da Televisão aqui no TV FOCO e no Twitter @fredinhosolon . Até a Próxima!
0 Comments:
Postar um comentário